sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cordão-de-frade

Leonotis nepetifolia (L.) R.Br.

Série Plantas que atraem Beija-flores

Angiospermae - Lamiaceae (Labiatae).

Outros nomes populares -  Cordão-de-são-francisco, catinga-de-mulata, emenda-nervos...

Características gerais - planta herbácea ou subarbustiva anual, ereta, pouco ramificada, fortemente aromática, de caule quadrangulado, de 80-160 cm de altura, originária da Africa tropical e naturalizada em todo Brasil. Folhas membranáceas, simples opostas, longo-pecioladas, com a face inferior de cor verde-esbranquiçada, de 5-12 cm de comprimento. Flores labiadas de cor alaranjada, com sépalas terminadas em ponta aguda e áspera, reunidas em inflorescências globosas axilares distribuídas ao longo da haste à semelhança de um cordão com nós que os frades usavam na cintura, dai a razão de alguns dos seus nomes populares. Cresce espontaneamente em lavouras agrícolas e terrenos baldios, onde é considerada planta daninha.

Citação: Plantas Medicinais no Brasil - Nativas e Exóticas - Harri Lorenzi e F.J.Abreu Matos.

Além de atrair beija-flores, ela também é medicinal. Todas as partes da planta são empregadas na medicina popular. São atribuídas às suas preparações propriedades Tonica, estimulante, diurética...


Beija-flor-de-orelha-violeta , Colibri serrirostris, Macho, Adulto.
















Fotos quem fiz na Fazenda Santa,, aqui em Arceburgo - MG, na Fazenda Santa Rosa do amigo Paulo Filho.


As flores são melíferas observem a abelha que apareceu, enquanto eu fotografava os beija-flores.


Vista total da planta.



Planta Numero 5

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu maravilho trabalho e dedicação!
    Este seu carinho pelos beija flores, me despertou em plantar nas duas laterais do muro aqui de casa, a cana indica, já encontrei três cores, sei que não ocupará espaços., e com isso, embelezará com flores e a presença destes notáveis e encantadores pássaros que nos fascinam.

    ResponderExcluir